domingo, 22 de maio de 2011

Palavras e a Moda!






Durante essa última semana, tivemos na FASM vários eventos acontecendo sendo que um deles, foi o "Palavras e a moda". Neste deram-se diversas palestras que estavam, geralmente relacionadas a novas publicações impressas relacionados ao tema do vestuário e da dinâmica da moda. A primeira delas, foi com o intuito de apresentar, explicar e divulgar oficialmente a Revista REV. Para isso, Rodrigo Yaegashi e Thelma Nakae estavam presentes na mesa redonda com a companhia do editor Felipe Greco e com a mediação da coordenadora Raquel Valente e da professora Mariana Rocha. Depois de diversos comentários e pequenas polêmicas que surgiram no decorrer do acontecimento, fica para nós, o que eu acredito que seja a questão mais importante: A REV, como disse Felipe Greco, era um projeto que tinha que nascer, uma idéia que necessitava de ser concretizada, dessa maneira, fica implícito que a revista ainda pode se desenvolver mais, no sentido de que ela não está fechada absolutamente no formato da primeira edição. É claro que grande parte das características serão mantidas, mas tudo é passível de mudança, evolução e desenvolvimento.




Neste mesmo dia, logo em seguida, deu-se uma outra palestra com representantes da editora COSACNAIFY, Rodolfo Queiroz e Reinaldo Botelho juntamente à presença do estilista Marcelo Sommer. O assunto em pauta é a "Coleção Estilistas do Brasil" lançada pela editora a algum tempo atrás, sendo que o projeto inicial de tudo isso foi feito com o Sommer, de maneira que seu livro foi o primeiro a ser realizado. Cada um dos exemplares, reflete a personalidade do respectivo estilista a ser explorado, não só no conteúdo, mas também até no próprio design gráfico do livro. A proposta é de ajudar a moda brasileira na consolidação de seu estilo através da promoção que a publicação destes livros com caráter popular podem propiciar.






Já durante as noite, mais especificamente as 20h, Astrid Façanha e Alan Machado (aluno do segundo ano de moda na FASM) mediam a palestra da pesquisadora Cristiane Mesquita que trouxe para nós diversas informações sobre seu novo livro feito conjuntamente com Rosane Preciosa, a partir da compilação de em torno de 20 artigos acadêmicos por sobre o tema moda. O título do livro chama-se "Moda em Ziguezague, interfaces e expansões", sendo assim ele procura através dos diversos e distintos olhares por sobre o mesmo assunto, abrir nossas mentes para novas visões e conceitos explorados por cada um dos autores que compõem o livro. Infelizmente, Rosane não pode estar presente, mas Cristiane conseguiu a partir de sua palestra gerar diversos questionamentos através de uma comunicação informal e bem desenvolvida com os espectadores.

 

No outro dia tivemos o case bafônico da Arezzo, que parece não acertar uma bola no gol. Depois de todo o frisson por cima das peles e etc., que todo mundo já conhece, a marca nos envia uma palestrante extremamente despreparada (isso usando palavras realmente otimizadas e politicamente corretas pra descrever a coitada, "TÁ?" ) para contar um pouco mais sobre a história do calçado que vai "desde Roma do século XIX" (usando as palavras da garota) até entre outras bobagens como hi-lo ser a mistura de peças leves com pesadas, roxo e vermelho uma combinação muito fashion, e muito mais. Muita elegância da parte dos alunos e professores da FASM não ter simplesmente se levantado e ido embora, porque é mais do que evidente que era isso o que essa palestrante merecia. De qualquer maneira, seguindo adiante e deixando para trás as coisas que devem ser esquecidas, João Braga e André Luiz vieram a mesa em sua palestra para dar em primeira mão informações sobre o livro que será lançado dia 7 de junho: "A história da moda no Brasil", livro este que ao mesmo tempo que relata a história, deixa nela um grande marco. A importância desse tipo de publicação para a consolidação e legitimação da moda brasileira é gigantesca. A pesquisa de moda serve para mostrar que existe sim um mercado a ser considerado, estudado e levado em consideração pelo governo, pelo povo, e pelo mundo. Depois da tempestade Arezzo, veio a bonança de João Braga e seu magnânimo livro que com suas muito bem diagramadas 640 páginas traz para a moda a elevação de mais um degrau na escada da relevância e da importância nacional... e até internacional, por que não?




por Pedro João de Camargo

"Essa é a REV, aventure-se!"



Um comentário: